Utentes
Informações práticas.
​​
Clínicas MédicasColheitas ao DomicílioGravidez e Saúde da Mulher

Hipocoagulado
Faça download do cartão de registo das suas medições INR.
 
Prevenção e Diagnóstico
Inquérito de satisfação
Notícias e Eventos
Perfis Pela Sua Saúde
Preparação de Colheita

Info Saúde
Ask REDELAB
Direcção Geral de Saúde
Portal da Saúde

Para mais informações, contacte-nos ou ao seu Profissional de Saúde

 
FAQS

 
 
A determinação de glucose, colesterol, triglicéridos, ferro, fósforo tem de ser feita obrigatoriamente em jejum. Para outros parâmetros não é necessário, mas por uma questão de padronização recomenda-se a colheita em jejum. Dado que algumas análises não precisam de jejum, recomendamos que consulte as condições de colheita para cada análise, disponível no nosso site. As crianças devem cumprir um período de jejum inferior. Adverte-se para o facto de um período de jejum muito prolongado também afetar o resultado. Siga sempre as orientações do laboratório e do seu médico assistente.
Depende do parâmetro analisado, para alguns existem variações ao longo do dia, pelo que é conveniente a colheita ser de manhã (ex.: algumas hormonas - cortisol, testosterona, hormona do crescimento). Para a maioria dos outros parâmetros não é necessário que a colheita seja feita de manhã desde que se cumpra o jejum indicado.
Não. Pode-se beber um copo de água sem que o jejum seja afetado. No entanto, não se deve ingerir quantidades excessivas de água já que pode afetar alguns resultados, nomeadamente urinários, pois pode provocar uma diluição excessiva.
Não. A cafeína pode alterar algumas determinações.
A nicotina interfere nos testes de agregação plaquetária e na curva de glicémia. Nestes casos, não fume no dia do exame.
Sim. Grandes quantidades de álcool por períodos prolongados de tempo podem provocar aumentos em alguns parâmetros. No controlo dos triglicerídeos, não deve ingerir bebidas alcoólicas nos três dias anteriores à colheita.
Sim, após a alimentação o colesterol, a glucose, os triglicéridos, o ferro, os fosfatos e os aminoácidos estão presentes em elevadas concentrações no sangue pelo que é necessário fazer um jejum de 8 a 12 horas. Na véspera da colheita de sangue, não devem ser ingeridas refeições ricas em gordura. Nos cinco dias anteriores ao exame deve manter-se a dieta habitual.
Por norma pede-se a primeira urina da manhã por esta ser mais concentrada, porque é aquela que esteve mais tempo na bexiga. Caso não seja possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas tendo permanecido pelo menos duas horas na bexiga.
Sempre em recipiente fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia para o efeito.
Não. Desde que se cumpram todas as instruções, a colheita pode ser realizada em casa.
Sim, no entanto, interfere na urina tipo II e exame bacteriológico de urina. Caso não possa adiar a sua colheita, use um tampão vaginal para evitar que o sangue menstrual contamine a urina.
Os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições bem definidas (condições basais), pelo que deverá evitar fazê-los após esforços físicos para que não se afaste das condições ideais, podendo o esforço físico alterar muito o doseamento da glicémia.
Os antibióticos interferem nas colheitas para exames bacteriológicos. Estas colheitas só devem ser efetuadas uma semana depois de ter terminado o tratamento com antibiótico, a não ser que o seu médico lhe dê instruções diferentes. Os antibióticos e os anti-inflamatórios interferem nos testes de avaliação da coagulação do sangue (PT, PTT, etc.). A vitamina C altera a determinação da creatinina e a vitamina E altera os testes de agregação plaquetária. Aconselhamos a que dê conhecimento da medicação que toma, sempre que efetuar a sua colheita de sangue ou outro produto biológico.
Por vezes durante a colheita, principalmente quando esta é difícil e/ou as veias são frágeis/finas pode haver uma pequena lesão na veia que leva a que o sangue saia da veia, formando um hematoma.
Não é obrigatório. O próprio utente tem direito a fazer qualquer exame de análises clínicas, de acordo com a Tabela Particular de Análises do Laboratório. No entanto, recomendamos que consulte o seu profissional de saúde.
Outros Serviços